sexta-feira, 15 de maio de 2015

Texto Expositivo: TRATADO DE TORDESILHAS


Em 1954, os reis de Portugal e  Espanha decidiram dividir as terras brasileiras. Esse acordo foi chamado de Tratado de Tordesilhas.
O objetivo do Tratado de Tordesilhas era uma forma da Espanha e Portugal terem controle sobre as terras brasileiras.
Segundo o Livro Guia Didático de Geografia, 5º ano, Editora: SM, página 46 e 47, foi traçada uma linha no meio do mapa do Brasil e as terras que ficavam ao oeste seria da Espanha e ao leste de Portugal. Observe o mapa abaixo:
                                               Figura 1: Mapa Tratado de Tordesilhas
 Mas, quando o rei de Portugal percebeu que outros países estavam vindo para o Brasil, ficou com medo de perder suas riquezas e decidiu dividir a parte de Portugal em quinze partes. Essa divisão foi chamada de Capitanias Hereditárias. 

Figura 2: Mapa Capitanias Hereditárias

De acordo com o autor, Albani Galo Diez escritor do livro, Segredos da Bahia, página 26, essa foi a maneira encontrada pelo rei de Portugal para colonizar o território brasileiro e obter lucros com a plantação de cana e a fabricação do açúcar que naquela época, era um produto muito caro na Europa.
      As Capitanias Hereditárias eram dadas as pessoas ricas de Portugal e da confiança do rei. Essas pessoas eram chamadas de donatários que tinham que explorar, morar e cuidar das terras.
     Para Lilian, autora do livro, Interagindo com a História, Editora do Brasil, as Capitanias Hereditárias não deram certo porque alguns portugueses não queriam vim ao Brasil, porque tinham que lutar com os índios, a viagem era cara e

Fontes:
1.    Livro Segredos da Bahia. 3º ano. Páginas 26 e 27. Autor: Albin Galo Diez. 
Editora: FTD.
2.    Interagindo com a história. 
Editora do Brasil.
3.    Guia didático de Geografia. 5º ano. 
Editora: SM. Páginas: 48 e 49.
ALUNOS: LUAN FRANÇA MACHADO 
E MARINA PINTO DA SILVA DOURADO
Exposição sobre como se deu a formação do povo brasileiro?: http://experimentalliteraria.blogspot.com.br/p/exposicao-sobre-como-se-deu-formacao-do.html

Um comentário: