PRODUÇÃO DE UMA COLETÂNEA DE CRÔNICAS

     
1. Apresentação:
    

A produção da Coletânea de Crônicas tem como ponto de partida a leitura de diversas crônicas com o objetivo de colocar os alunos em contato com as marcas de narração. 

Neste projeto os alunos fizeram a leitura de crônicas veiculadas em diversos portadores textuais, que lhes possibilitaram conhecer um vasto universo de cronistas, o que oportuniza uma relação prazerosa para com a leitura dos textos, além de uma postura crítica e reflexiva perante as marcas narrativas apresentadas nas crônicas lidas. Nesse caso, foi necessário que os alunos se apropriassem das práticas de leitura específicas do gênero em estudo. 


     Esse exercício de fruição literária deve ser constante e motivador para que os alunos ampliem seu repertório de crônicas e cronistas, e possam compartilhar suas preferências, desejos e experiências com a leitura. O projeto teve uma etapa destinada a análise das crônicas, na qual fizeram os registros (orais, escritos e outros) sobre as descobertas.

   Ao longo do projeto, práticas de leitura em jornais, revistas, periódicos, folhetos e em outros portadores textuais deram sustentação ao trabalho de investigação, contribuindo com a ampliação da leitura, produção oral e escrita dos alunos.

     A produção da Coletânea de Crônicas foi planejada pelo grupo com a mediação da professora e contou com a elaboração de um Plano de Ação com as tarefas necessárias e adequadas à produção.
     
     A realização deste projeto oportunizou aos alunos ampliar sua leitura crítica e reflexiva acerca do cotidiano vivido, exercitar habilidades para o trabalho coletivo, desenvolver a linguagem escrita e as competências necessárias para ampliação da área de Língua.


                                                                                            Professora: Catarina Embiruçú                                          Coordenadora: Graciane Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário