PALAVRAS INTRODUTÓRIAS


As produções que se seguem são fruto dos projetos desenvolvidos durante o primeiro trimestre de 2015, no âmbito da disciplina de língua portuguesa. Elas traduzem o compromisso da Experimental em formar uma comunidade de leitores e escritores competentes, capazes de atribuir sentido aos atos de ler e escrever. As muitas linhas e entrelinhas de cada texto revelam a intenção de considerar a leitura e a escrita enquanto práticas sociais: práticas vivas, vitais, essenciais para a compreensão do mundo, organização do pensamento e expressão de ideias e pontos de vista.

O referencial sócio histórico nos aponta que a função da escola é muito mais do que ensinar o simples traçado das letras, mas, principalmente, trabalhar com os múltiplos letramentos considerados como práticas sociais. Formar o indivíduo plenamente letrado significa fazê-lo enxergar para além do código escrito, estabelecendo relações entre aquilo que se lê/escreve e os múltiplos diálogos cotidianos.  



Poesias, parlendas, trava-línguas, textos expositivos, resenhas, crônicas, contos. Neste blog encontramos uma variedade de produções de alunos e alunas escritores, que criam seus próprios textos e expressam, informam, descobrem, desnudam, se divertem e assumem o papel de cidadãos da cultura letrada.




Cada produção aqui apresentada é fruto de um planejamento detalhado, propósitos didáticos fundamentados na concepção de que a língua escrita e a leitura devem ser componentes centrais do currículo escolar. Assumimos o compromisso de formar leitores e produtores de texto a partir do ato da reflexão e da criação, compreendendo que ler e escrever é muito mais do que traduzir códigos e decodificar informações. Trata-se de um empreendimento que se opera e se traduz através do desejo. Vontade voraz de ler e escrever como necessidades irrevogáveis e não com uma simples obrigação.     


Por que construir um blog para publicação dos textos? Em tempos hipermodernos onde nosso atos são permeados pela tecnologia, o letramento digital se torna essencial. Na  rede, somos autores e leitores, abrimos links, projetamos nossas palavras para as diversas janelas que se abrem com apenas um click. Seja também autor desses textos, deixe aqui sua impressão digital e navegue por entre tantas palavras virtuais.  
#eusouexperimental 

Direção da Escola Experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário