A produção do recital de poemas envolveu
diversos usos da linguagem escrita e oral. A partir do desafio de recitar para
a comunidade da escola - pais, colegas, professores - os alunos desenvolveram
competências para conhecer, interpretar, selecionar e apresentar em voz alta
poemas, em um processo, onde a leitura de poesia se fez prazerosa e
significativa, dando sentido a diversas aprendizagens sobre a linguagem verbal.
Durante o projeto, os alunos colocaram seus
esforços em função de reunir poemas conhecidos buscando ampliar esse
repertório, a fim de selecionar os melhores para a realização do recital.
Assim, as crianças mergulharam no universo da poesia, conhecendo novos autores
e estilos de poema.
A preparação do recital reuniu situações de
estudo das poesias para ampliação dos sentidos e momento de observação de
outras pessoas recitando. A construção de critérios para uma boa recitação foi
construída através do diálogo entre os alunos, que, ao observarem outros, entre
eles, seus próprios colegas, aprenderam boas formas para fazê-lo.
O trabalho envolveu, ainda, a organização do
recital com a criação do cenário e a escrita em dupla de poesias de autoria dos
alunos.
Professora: Ingrid Freitas e Juliana Costa
Coordenadora: Flávia Mendes
O recital foi lindo ! As crianças estão de parabéns !!!
ResponderExcluir