VAMOS BRINCAR DE POESIA

A produção do recital de poemas envolveu diversos usos da linguagem escrita e oral. A partir do desafio de recitar para a comunidade da escola - pais, colegas, professores - os alunos desenvolveram competências para conhecer, interpretar, selecionar e apresentar em voz alta poemas, em um processo, onde a leitura de poesia se fez prazerosa e significativa, dando sentido a diversas aprendizagens sobre a linguagem verbal.
Durante o projeto, os alunos colocaram seus esforços em função de reunir poemas conhecidos buscando ampliar esse repertório, a fim de selecionar os melhores para a realização do recital. Assim, as crianças mergulharam no universo da poesia, conhecendo novos autores e estilos de poema.
A preparação do recital reuniu situações de estudo das poesias para ampliação dos sentidos e momento de observação de outras pessoas recitando. A construção de critérios para uma boa recitação foi construída através do diálogo entre os alunos, que, ao observarem outros, entre eles, seus próprios colegas, aprenderam boas formas para fazê-lo.

O trabalho envolveu, ainda, a organização do recital com a criação do cenário e a escrita em dupla de poesias de autoria dos alunos.  
Professora: Ingrid Freitas e Juliana Costa
Coordenadora: Flávia Mendes


Um comentário: