segunda-feira, 25 de julho de 2016

Produção Coletiva 3º Ano B

Produção coletiva


Vila Laura: um bairro gostoso de viver!



O nome Vila Laura, foi inspirado na esposa do Coronel Frederico Costa, que se chamava Laura Costa. Antes, o nosso bairro era uma fazenda que tinha um grande arco escrito “Fazenda Vila Laura” e se produzia aqui muitas laranjas docinhas que, de tão gostosas eram exportadas para a Califórnia. Mas, uma praga, chamada “tristeza”, deixou as folhas amareladas, e os frutos estragados. 
Após a praga, o Coronel Frederico Costa adoece e morre, deixando a sua esposa na administração da fazenda. Ela, então, começa a lotear a fazenda, começando da área do mercado Extra até a ladeira do Capoteiro.
O grande casarão da família, onde hoje é construído o edifício Frederico Costa, só foi vendido depois que dona Laura Costa faleceu.  Desta antiga fazenda, só resta a casa de D. Anny Portela, neta do Coronel, onde antigamente era a casa de um dos administradores da fazenda.
Com o loteamento, muitas pessoas vieram morar ou estabelecer pequenos comércios por aqui, como o “PITUCHINHA” que virou o supermercado chamado PONTO VERDE e hoje, se chama RED MIX e está por aqui há mais de 30 anos. 

Com o progresso, além das grandes casas com quintais e varandas, também foram sendo construídos grandes condomínios e edifícios. Mas, ainda podemos ver muitas árvores, pequenas pracinhas, e uma igreja muito antiga.
No nosso bairro hoje tem: restaurantes, pizzarias, churrascarias, padarias, pet shops, sorveterias, shopping, clínicas, escolas, academias e muito mais!
Com o progresso também chegaram vários problemas como alagamentos, engarrafamentos, assaltos, buracos nas ruas e calçadas... Por isso precisamos ajudar a evitar esses problemas buscando as autoridades competentes.   

3º Ano B



Um comentário: