EXPOSIÇÃO SOBRE COMO SE DEU A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO?

1.     APRESENTAÇÃO

   
 Este projeto está centrado na organização de uma exposição temática, perpassando pela leitura e pela produção de textos expositivos, de forma que os alunos possam obter e reelaborar informação sobre um tema da área de Ciências Sociais e compartilhá-los com a comunidade escolar. Neste processo, os alunos buscaram informações em diversas fontes escritas: livros didáticos, enciclopédias, internet, revistas especializadas etc. e em material audiovisual como fotografias e documentários. Desta forma os alunos aprenderam a procurar informações em diferentes fontes, procurando conhecê-las e selecioná-las a depender dos objetivos, e ainda a consultá-las e extrair informações relevantes.
    

Apesar do projeto se apoiar em situações de leitura, deve-se destacar que é, sobretudo, uma leitura orientada à escrita, seletiva em função dos objetivos concretos: buscar confirmar, corroborar ou ampliar informação disponível sobre determinado tema em função da produção de textos para a exposição que caracteriza a situação comunicativa.

     Tendo em vista que uma exposição pode acontecer em torno de diferentes objetos: obras de arte, coleções diversas, documentos históricos, projetos..., os alunos puderam discutir coletivamente o que pode compor a exposição temática, além dos textos, de forma que contribua para acrescentar informação e despertar o interesse do público.
   
 Foi proposto que os alunos utilizassem os textos trabalhados em Ciências Sociais como suporte para o trabalho de estratégias de leitura e busca de informações, mas não restringimos a pesquisa a apenas esses textos, já que os alunos precisam aprender a acessar informações em diferentes portadores e suportes.

                                                             Professoras: Jocilene do Carmo e Cristiane Oliveira
                       Coordenadora: Graciane Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário