sexta-feira, 15 de maio de 2015

Texto Expositivo: O QUE HERDAMOS DOS AFRICANOS

Figura 1.  5 de novembro Dia Nacional da Cultura Negra
                                                          
Vocês sabem como africanos chegaram aqui?
Bem, tudo começou na África, como na África era comum ter escravos por causa da sua cultura, os portugueses começaram a comercializar os escravos.

Eles perceberam que tinham um grande mercado lucrativo de escravos e começaram a comprar os escravos para trabalhar em outros lugares.

A cultura da África chegou até nós, por causa do tráfico de escravos. 
Herdamos muitas coisas dos africanos. 

Na alimentação, a feijoada, o acarajé, o azeite de dendê, o angu, a pimenta e o dendê, são uma marca dos sabores da África.

No vestuário, um tecido chamado de chita, outros com formas geométricas e um tecido que fica no cabelo, chamado de torso, também são herança desse povo.

O nosso vocabulário é diverso, mas muitas palavras foram incorporadas à nossa língua como: geleira, gasosa, mata-bicho, cafuné e estigas.

Os africanos trouxeram a capoeira de modo como luta. Atualmente, é considerada como uma dança com diversas maneiras.

Também trazida pelos africanos, a religião do candomblé com seus diversos orixás, Iemanjá, Oxum, Nanã e outros, são conhecidos pela marcante presença africana. 

 ALUNOS: PEDRO SOUZA DANTOS
ANDRESSA MARIANA PORTELA LIMA

BEATRIZ DE MORAES MOTA

37 comentários:

  1. E um texto muito cultural e isso e legal foi bom ter lindo






    ResponderExcluir
  2. gostei é informativo para a minha pesguisa da escola

    ResponderExcluir
  3. samara,joão e felipe augusto.
    adormos o texto porque fala sobre a matería que estamos estudando

    ResponderExcluir
  4. SAMIR E ANDRÉ, NÓS ADORAMOS O TEXTO, PORQUE ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE ESSA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  5. Achamos o texto muito bom e vai nos ajudar com o nosso projeto (Como se deu a formação do povo brasileiro). Amanda,Arthur e maria Eduarda 4º ano-A

    ResponderExcluir
  6. O texto trouxe muita informação importante que eu e minha miga aprendemos muito

    ResponderExcluir
  7. E







    Eu e meu amigo gostamos do texto porque ele traz muitas informações importantes. Guilherme Reis e Onirê 4º ano A

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu texto porque é muito legal e tem muitas informações importantes pra nós.


    Pedro e Lavinía GRUPO: 9 vespertino

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do texto porque descobri que na África era comum ter escravos pela sua cultura. Andressa Leal, Carlos Eduardo 4º ano B

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do "texto expositivo" porque fala que parte de nós tem alguma coisa dos africanos.
    Por exemplo: brincadeiras comidas e etc. Caio e Andrei 4º ano B

    ResponderExcluir
  11. Adoramos o texto, vai ajudar muito no nosso projeto. Letícia e Mariana 4º ano B

    ResponderExcluir
  12. Excelente !! me ajudou muito no meu trabalho de escola !

    ResponderExcluir
  13. Excelente !! me ajudou muito no meu trabalho de escola !

    ResponderExcluir
  14. Eu não gostei do texto, pois dá a entender que o tráfico de pessoas para trabalho escravo é ok. Tanto os índios quanto os africanos possuíam escravidão, mas não é comparável ao sistema de escravidão perpetrado pelos colonizadores. A escravidão na África, assim como na cultura indígena era entendida como um período de pagamento de dívidas ou compra pela liberdade, uma pessoa escravizada jamais seria escrava para sempre. Era como funcionava na Grécia antiga e em Roma. Tratar outra pessoa como bicho por ser de outra cultura foi sim invenção dos colonizadores.

    ResponderExcluir
  15. O texto está um resumão interessante, mas o candomblé em si não foi trazido pelos africanos, ele foi criado pelos mesmos na Bahia, os diversos orixás se devem porque tinham africanos de diferentes tribos com diferentes crenças, e devido a isso criaram o candomblé, meio que misturando as suas crenças

    ResponderExcluir
  16. O texto e muito interessante.
    e ele tem muito haver com o nosso projeto, e ele traz mais informações sobre os africanos
    Elis e Julia 4 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, depois de ponto é depois letra maiúscula

      Excluir
    2. Eu sei ta minha querida��

      Excluir
  17. Foi legal, mas ao mesmo tempo achei corto mas foi um ótimo texto.
    Felipe Pimentel e Gabriel Moura 4º ano A.

    ResponderExcluir
  18. muito bem achei bem intersetante para o meu gosto,é bem deu muitas informações mais poderia te da do mais informações.
    Anna clara 4º A

    ResponderExcluir
  19. muito legal, deu muitas informaçoes

    ResponderExcluir
  20. muito legal deu muitas informaçoes 4 ano a

    ResponderExcluir
  21. Eu achei ótimo o texto porque ele vai me ajuda no desempenho e na minha matéria e me ajuda na tarefa formação do povo brasileiro :lucca

    ResponderExcluir
  22. Gostei porque fala sobre minha matéria(Formação do povo brasileiro).

    ResponderExcluir
  23. Esse texto e muito legal

    JOAQUIM SALLES 4 ANO B

    ResponderExcluir
  24. Eu como estudante 4º B gostei do jeito de se expressar. Jùlia

    ResponderExcluir
  25. eu achei esse texto muito interessante por me mostrar a mistura dos povos que formam o povo brasileiro.gostei muito. Maria Luisa 4º ano A.

    ResponderExcluir
  26. AS comidas feijoada e acarajé são africanas.

    DAVI 4º B

    ResponderExcluir
  27. DESCOBRI QUE NA ÁFRICA É COMUM TER ESCRAVOS POR CAUSA DA SUA CULTURA. ANDRESSA 4° ANO B

    ResponderExcluir
  28. É bom saber as influências Africanas para nos.
    Fernanda 4ºB

    ResponderExcluir